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Antropologia do Consumo: Consumismo vs. Consumo Consciente e o Brasil nesse contexto

Esta postagem é parte de uma seção dedicada à disciplina referida no título ministrada por três períodos no curso de Publicidade nas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), entre 2020 e 2021.

O conteúdo está dividido nos seguintes tópicos:


Consumo

Definido como “ato, efeito, fato ou prática de consumir em demasia, o consumismo consiste num estilo de vida orientado por uma crescente propensão ao consumo de bens ou serviços, em geral supérfluos, em razão do seu significado simbólico (prazer, sucesso, felicidade), frequentemente atribuído pelos meios de comunicação social. Fonte: Dicio


Consumismo no Brasil

De acordo com um estudo do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), cerca de 3 em cada 10 consumidores no Brasil consideram as compras como o tipo de lazer favorito. São números que deixam claro o quanto o consumismo está presente entre os brasileiros e que esse comportamento do consumidor ocorre em todas as classes sociais.
A CNDL descobriu, ainda, que 40,2% dos entrevistados das classes A e B admitem que comprar é uma forma de reduzir o estresse do cotidiano. Em um outro estudo, realizado pelas mesmas instituições citadas acima, revelou que as classes C, D e E são as que mais compram sem necessidade, motivadas por promoções.

São números que deixam claro o quanto o consumismo está presente entre os brasileiros e que esse comportamento do consumidor ocorre em todas as classes sociais. Mas por que ele ocorre?
Conforme a nossa sociedade foi criando padrões de comportamento que demonstram o quão bem-sucedido um indivíduo é (padrões esses reforçados pela mídia), pessoas de todas as classes sociais passaram a ter vontades semelhantes em relação aos “sonhos de consumo”.
Porém, o acesso aos bens de consumo mais caros não é tão simples para os grupos de baixo poder aquisitivo, que acabam gerando despesas superiores ao rendimento quando querem satisfazer esses desejos.

De certa forma, podemos dizer que o consumismo ajuda a acentuar a diferença de classes no nosso país. Será, então, que existem maneiras para frear o consumismo?
Antes de qualquer gasto, faça estas perguntas para si mesmo:
1. Tenho condições financeiras de comprar esse bem?
2. Eu realmente preciso desse produto/serviço?
3. Tenho outra compra com prioridade maior que esta?
4. Posso esperar para realizar essa compra ou ela realmente tem necessidade imediata?
5. Existe um produto com a mesma função, mas que seja mais durável?
6. A empresa da qual estou comprando e o fabricante têm boas práticas no mercado?
7. Quais serão os impactos da minha compra para mim, para a minha família, para a sociedade e para o meio ambiente?
8. A promoção vale a pena ou há outras lojas que vendem a um preço ainda mais barato?

Dessa forma, teremos consumidores mais conscientes e que saberão tomar decisões corretas durante as compras. É melhor não só para a saúde financeira individual, mas, principalmente, para a sociedade como um todo. Fonte: RockContent


Consumo Sustentável/Consumo Consciente

Essa prática caracteriza-se pelo consumo de bens e serviços com respeito aos recursos naturais, de modo que as necessidades das presentes gerações sejam atendidas sem que haja prejuízo para as próximas gerações.

O Consumo Sustentável envolve a escolha de produtos que utilizaram menos recursos naturais, renováveis ou não, em sua produção; que garantiram o emprego decente aos que os produziram; e que serão facilmente reaproveitados ou reciclados. Consumir conscientemente significa comprar aquilo que é realmente necessário, estendendo a vida útil dos produtos tanto o quanto possível, fazendo escolhas responsáveis, com a compreensão de que terão consequências ambientais e sociais – positivas ou negativas.

A mudança de comportamento é algo que leva tempo e amadurecimento do ser humano, mas é acelerada quando toda a sociedade adota novos valores. O termo “sociedade de consumo” foi cunhado para denominar a sociedade global orientada pelo objetivo do “ter”. Contrapõem-se a essa mentalidade os valores de sustentabilidade e justiça social, que visam fazer parte da consciência coletiva, de modo a consolidar uma nova forma de ser e estar no mundo.

‘Consumo consciente’, ‘consumo verde’, ‘consumo responsável’ podem ser vistas como nuances do Consumo Sustentável, orientadas, cada qual a dimensões de abordagem. O consumo consciente é o conceito mais amplo e simples de aplicar no dia a dia: basta estar atento ao nosso comportamento em relação a fatores que, de outra forma, passam despercebidos – evitar desperdício de água e energia, por exemplo – e às nossas escolhas de compra – privilegiando produtos realmente essenciais e empresas responsáveis.

Quando tomamos consciência sobre nossas práticas de consumo, nós, enquanto sociedade, não apenas enviamos um recado ao setor produtivo sobre nossa preocupação com o futuro do planeta e das próximas gerações, mas também mostramos que sabemos exercer o controle da situação, pressionando por mudanças na indústria e nos serviços. Assim, as empresas terão de se movimentar para que suas atividades tragam impactos positivos ou reduzam significativamente os negativos.

A História recente do Brasil testemunhou um período de aumento do consumo, muito em função da adoção de um modelo desenvolvimentista. Não há razão para impedir que esta demanda reprimida seja refreada, pois trata-se de um fator que fortalece nossa economia. No entanto, é a oportunidade histórica de abandonar os padrões de consumo exagerado copiados de países de primeira industrialização e estabelecer nossos próprios modelos, em acordo com nossas necessidades específicas e em harmonia com o meio ambiente, a saúde humana e com a sociedade.

Consumir com consciência é consumir diferente, tendo no consumo um instrumento para o bem-estar e não como um fim em si mesmo.
• Planeje suas compras: não seja impulsivo. A impulsividade é inimiga do consumo consciente. Planeje antecipadamente e, com isso, compre menos e melhor.
• Avalie os impactos de seu consumo: leve em consideração o meio ambiente e a sociedade em suas escolhas de consumo.
• Consuma apenas o necessário: reflita sobre suas reais necessidades e procure viver com menos.
• Reutilize produtos e embalagens: não compre outra vez o que você pode consertar, transformar e reutilizar.
• Separe seu lixo e busque destiná-lo corretamente: recicle e contribua para a economia de recursos naturais, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos.
• Use crédito conscientemente: pense bem se o que você vai comprar a crédito não pode esperar e esteja certo de que poderá pagar as prestações.
• Conheça e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas: em suas escolhas de consumo, não olhe apenas preço e qualidade do produto. Valorize as empresas em função de sua responsabilidade para com os funcionários, a sociedade e o meio ambiente.
• Não compre produtos piratas ou contrabandeados: compre sempre do comércio legalizado e, dessa forma, contribua para gerar empregos estáveis e para combater o crime organizado e a violência.
• Contribua para a melhoria de produtos e serviços: adote uma postura ativa. Envie às empresas sugestões e críticas construtivas sobre seus produtos e serviços.
• Divulgue o consumo consciente: seja um militante da causa: sensibilize outros consumidores e dissemine informações, valores e práticas do consumo consciente. Monte grupos para mobilizar seus familiares, amigos e pessoas mais próximas.
• Cobre dos políticos: exija de partidos, candidatos e governantes propostas e ações que viabilizem e aprofundem a prática de consumo consciente.
• Reflita sobre seus valores: avalie constantemente os princípios que guiam suas escolhas e seus hábitos de consumo.